Sobre

Conheça um pouco mais

Fundada em outubro de 2011, a COOPERATIVA DE TRANSPORTE DE CARGAS E LOGISTICA DA BAIXADA SANTISTA  – COOPERBAS surgiu do sonho de nossos cooperados para fortalecimento da classe motorista autônoma e buscando melhores condições de trabalho e de frete, sendo também  uma nova ou melhor opção de transportes para Importadores e Exportadores.

 
Por que a vontade de viabilizar a cooperativa?
Somos uma cooperativa de transportadores. O cooperativismo é uma das formas mais antigas de organização comercial que se tem conhecimento. Ele atua na forma de uma sociedade de diversas pessoas que possuem objetivos comuns e se caracteriza pela divisão em partes iguais das obrigações e também dos benefícios.

 
A cooperativa e a empresa comum não tem diferenças na sua forma de atuação no mercado, porém tem grande diferenças na sua administração. Enquanto a empresa os acionistas tem partes da empresa e quem tem mais ações manda, na cooperativa todos tem partes iguais e não há limites para os sócios, e as decisões são tomadas em assembleias pela decisão da maioria. As cooperativas no Brasil são regulamentadas pela lei Federal nº 5764 do ano de 1971.

 
Contudo o ramo de transportes só foi regulamentado em abril de 2002, quando então passaram a funcionar as cooperativas de transporte de cargas e de passageiros. Na implantação da legislação já haviam algumas empresas funcionando na forma de cooperativas de transportes e que agora são beneficiadas com a lei.

© 2013 - 2019 | Todos os direitos reservados.