Sistema Ocesp e cooperativas paulistas participam de missão no Chile

02ago

Sistema Ocesp e cooperativas paulistas participam de missão no Chile

Entre os dias 17 e 21 de julho, o Sistema OCB realizou no Chile a terceira missão de prospecção de boas práticas em cooperativismo de transporte e oportunidades de negócios, que compreendeu uma série de reuniões e visitas técnicas. O intercâmbio teve como objetivo ampliar os acordos comerciais e, também, aperfeiçoar a melhoria da gestão das cooperativas, com base em iniciativas inovadoras que foram conhecidas pelos brasileiros.

Segundo o presidente do Sistema OCB, Márcio Lopes de Freitas, a instituição está empenhada em apoiar as cooperativas brasileiras em sua inserção em mercados. “Para isso, a unidade nacional, em parceria com as unidades estaduais, organiza missões comerciais e de benchmarking, como parte das atividades de promoção internacional do cooperativismo brasileiro”, explica o líder cooperativista.

O presidente do Sistema Ocesp, Edivaldo Del Grande, acredita que esse tipo de experiência internacional possibilita importantes aprendizados mas favorece, principalmente, o relacionamento e a intercooperação.

“Dificilmente uma cooperativa de transporte conseguiria sozinha a experiência obtida nesse processo de aglutinação, que a OCB e as cooperativas articulam juntas. Foi uma oportunidade muita rica de interação, de integração, de busca de conhecimento e de relacionamento”, afirma o dirigente.

Sobre a missão
O Chile é um dos principais parceiros comerciais do Brasil e um dos países latino-americanos com o maior Índice de Desenvolvimento Humano. Com um PIB de aproximadamente US$ 445 bilhões, o país é a quinta maior economia da América do Sul e quadragésima terceira do planeta.
Durante a missão, o grupo teve uma reunião com representantes da Embaixada do Brasil, no Chile, com a intenção de obter mais informações sobre o cenário político e econômico do país e, ainda, como está a relação comercial entre os governos dos dois países. Os brasileiros também tiveram uma reunião com a Confederação de Cooperativas do Chile, objetivando a visualização de oportunidades de intercooperação e negócios.

A programação da missão técnica incluiu, também, reuniões com a Confederação Nacional do Transporte de Cargas do Chile, com o Ministério da Economia, com a Câmara de Comércio Brasil-Chile, e, ainda, visitas como: à Comissão Nacional de Segurança do Trânsito, à uma operadora de comercio exterior, ao Porto de Valparaíso e a cooperativas de transporte de passageiros e cargas.
Entre as cooperativas visitadas, a consultora técnica de gestão do Sescoop/SP, Conceição Barros, destaca a Tasacoop, que atua no transporte de passageiros no modelo conhecido como “taxibus”. Na opinião da consultora, “esse tipo de experiência cooperativista mostra como evoluir de um modelo que privilegia o transporte individual para um que valoriza o transporte coletivo”.

Depoimentos
Fabio Fagundes, diretor financeiro da Cooperativa de Transportes de Cargas Químicas e Corrosivas de Mauá (Coopertrans), afirma que, durante a missão, teve a oportunidade de conhecer dirigentes de cooperativas brasileiras, além de entender o processo de comercialização, exportação e importação para outros países.
“Foi muito gratificante, com um ganho de conhecimento para quem atua nas áreas de transporte de cargas e passageiros. Abre uma janela, um nicho nunca pensado pela cooperativa, com o conhecimento e aprofundamento sobre o mercado de transporte internacional”, comenta.
A conquista de novos mercados também é a expectativa do presidente da Cooperativa de Transporte de Cargas e Logística da Baixada Santista (Cooperbas), Edison Rodrigues, que já atua com importação e exportação há seis anos.
“Esse tipo de experiência é válida para buscar parceiros fora do país e estabelecer parcerias de trabalho. Conversamos com cooperativas chilenas que têm interesse em exportar para o Brasil futuramente e esse contato pode gerar negócios”, acredita.
(Com informações do Sistema OCB)

Fonte: http://www.ocesp.coop.br/default.php?p=noticias.php&id=13250

© 2013 - 2024 | Todos os direitos reservados.